sexo na terceira idade
CAMPINA GRANDE-PB
2014
VALDINETE SILVA SOARES
O DESEJO NÃO TEM IDADE:
SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE
Artigo apresentado à disciplina de Metodologia, sob a orientação do professor Sebastião Andrade do Curso de Bacharelado em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba-UEPB.
CAMPINA GRANDE – PB 2014
Dedico este trabalho a minha mãe, Carmelita, que iluminou o caminho da minha vida, é a minha família, Marcos Felipe, Marcos, Matheus, Pedro e Michelle a quem eu amo e desejo fazer o mesmo.
Agradeço este trabalho a Deus, por ter mim concedido á oportunidade de lutar por um futuro melhor.
RESUMO
A sexualidade humana é um tema cheio de mitos, tabus e às vezes, cheio de preconceitos. Mas, afinal, o que é sexualidade? Desde que nascemos nos comunicamos com nós mesmos, com o mundo que nos cerca, e com outras pessoas. Segundo a Organização Mundial de Saúde, a sexualidade está relacionada aos nossos pensamentos, sentimentos, ações e interações e, por isso, influencia também a nossa saúde física e mental. Sendo assim, sexualidade não é apenas sexo, vai muito além e pode ser expressa em qualquer idade e de diversas formas como exemplo: o toque, o abraço, o gesto, a palavra que transmite prazer entre pessoas etc. Conforme vamos crescendo, descobrimos também o prazer provocado pelo contato sexual. Sexualidade é parte essencial da vida de todos nós, independentemente da fase em que estamos. No caso da Terceira Idade, viver essa sexualidade através dos relacionamentos, parcerias, projetos de vida e também do ato sexual em si, pode ser fator de equilíbrio físico e emocional, trazendo muitos