Serviço social contemporaneo
SERVIÇO SOCIAL
SERVIÇO SOCIAL COMTEMPORÂNEO
Hellen Alves Pereira - RA: 424130
Jeferson Alves Berto - RA: 423209
Karla Fernanda Silva Pacheco - RA: 427260
Milton Melo da Silva - RA: 438863
ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia
Naviraí – MS
2013
Introdução
O presente trabalho tem como foco as mudanças na profissão do Assistente Social, analise dessas mudanças, identificando o campo de atuação do profissional antigamente e o atual.
São objetivos desde trabalho identificar o campo do profissional de Serviço Social, ampliar o conhecimento a respeito da formação, conhecer a partir de dados o ambiente em que o profissional está inserido.
O texto encontra-se organizado em 4 etapas. Na etapa 1, será abordado as mudanças ocorridas ao longo dos anos na profissão do Assistente Social. Na etapa 2, diz respeito a identificação das condições e modalidades de trabalho do profissional, antigamente e atualmente. Já a etapa 3, foi realizado um texto baseado na leitura do Projeto Profissional de 1980. Na última etapa, se encontra um texto sobre O Serviço Social e a Contemporaneidade.
A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica, elaboração de textos, pesquisa bibliográfica online.
ETAPA 1
Com o fortalecimento industrial e a urbanização na década de 30, começam a surgir às reivindicações da classe trabalhadora, o Estado então se vê forçado a institucionalizar o Serviço Social que no inicio era mediador entre a classe dominante e a classe trabalhadora. A primeira escola de formação profissional surgiu em 1936 em São Paulo.
Nas décadas de 40 e 50 serviço social no Brasil sofreu grande influencia norte-america em relação ao método Serviço Social de Caso, Serviço Social de Grupo, Organização de Comunidade e, posteriormente, Desenvolvimento de Comunidade. e sua pratica era orientada pela Igreja com traços