Atividade 3
“ADIB MOISÉS DIB”
ARTHUR AGUIAR DE FARIA
MATHEUS GUILHERME CONRADO
QUALIDADE TOTAL
São Bernardo do Campo – SP
Março/2015
LOMBADA
ARTHUR AGUIAR DE FARIA
MATHEUS GUILHERME CONRADO
QUALIDADE TOTAL
Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade de Tecnologia de São Bernardo do Campo “Adib Moisés Dib” como requisito parcial para obtenção do título de tecnólogo em Informática para Negócios.
Orientadora: Profª...
São Bernardo do Campo – SP
Março/2015
PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELA ELABORAÇÃO DA 1ª EDIÇÃO
PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELA REVISÃO DA 2ª EDIÇÃO
APROVADO POR
• Prof. Dr. Leandro Zeidan Toquetti - Diretor
• Prof. Esp. Edmilson de Souza Carvalho – Coordenador Informática Para Negócios
DEDICATÓRIA A Deus, “Razão de tudo o que somos e fazemos” Aos nossos pais, “Razão maior de minha existência e exemplo de amor com que fomos criado” e aos nossos amigos.
“Só sei que nada sei”
AGRADADECIMENTO
Agradecemos a Deus por nos dar a oportunidade de realizarmos este trabalho a nossos pais e mestres
RESUMO
O trabalho aqui desenvolvido mostra a viabilidade de se utilizar o QFD aplicado aos clientes internos de cooperativas do setor agropecuário, ou seja, seus cooperados. Apesar do cooperado ser uma espécie de sócio, ele é na verdade um usuário (cliente), e é interno porque faz parte da cooperativa. O QFD é uma metodologia comprovadamente eficaz para se obter respostas rápidas do que os clientes necessitam. Aliando-se, então, o conhecimento do pessoal técnico das cooperativas tem-se uma cooperativa eficaz e associados satisfeitos. “Ouvir o cliente” é a questão chave. Transformar os seus desejos (subjetivos) em realizações (objetivos) é o que o QFD se propõe a fazer. As cooperativas tem um peso muito forte na difusão de novas tecnologias e na produção de alimentos, por isso se propôs que o