Aplicações da parábola no nosso cotidiano
A parábola é uma seção cônica gerada pela interseção de uma superfície cônica de segundo grau e um plano paralelo a uma linha geradora do cone (chamada de geratriz). Uma parábola também pode ser definida como o conjunto dos pontos que são equidistantes de um ponto dado (chamado de foco) e de uma reta dada (chamada de diretriz). Uma função é dita do 2º grau quando é do tipo f(x) = ax2 + bx + c, com a 0.
O gráfico de uma função do 2º grau é sempre uma parábola. Em nosso dia-a-dia, as parábolas são utilizadas em diversos casos. Dentre eles, podemos destacar:
Antenas parabólicas e radares: as antenas, apesar de não refletiram luz,são espelhos. Elas são construídas para refletirem ondas de radiofrequências. Faróis de veículos: os refletores parabólicos de faróis e lanternas permite que a luz da lâmpada localizada no foco se propague em raios paralelos ao eixo da parábola formando o facho. .
Pontes Pênseis: Utilizadas na engenharia na construção de pontes estáveis e econômicas, sendo que todas elas são de formato parabólico.
Fornos Solares: Este exemplo não é comumente encontrado em nosso cotidiano, mas é importante para mostrar como o conceito de parábola pode ser utilizado em benefício da humanidade.
Lançamentos de projéteis: Ao lançar um objeto no espaço (dardo, pedra, tiro de canhão) visando alcançar a maior distância possível tanto na horizontal como na vertical, a curva descrita pelo objeto é aproximadamente uma parábola, se considerarmos que a resistência do ar não existe ou é pequena. Sob estas