Aparelho produtivo
O fluxo real, o fluxo monetário e o mercado são os elementos fundamentais do sistema econômico. O funcionamento desse sistema se caracteriza pelo permanente trânsito dos fluxos real e monetário, tanto no sentido do mercado como no sentido contrário. A circulação corresponde a esses fenômenos do sistema.
Essa idéia de circulação no sistema econômico amplia-se com um outro conceito, o de sistema econômico fechado. O sistema econômico fechado é aquele que não mantém relações econômicas com outros sistemas. Nesse sistema econômico, todos os bens e serviços de consumo da produção das empresas são vendidos, não havendo formação de estoque. Dessa forma, o nosso sistema econômico será formado pelas empresas e pelas famílias.
Outras reflexões podem ser feitas no estudo do sistema econômico em termos dessas duas entidades econômicas: família e empresas.
Como estabelecer as interfaces e articulações entre família e empresa?
Vejamos a seguinte situação: o aparelho produtivo contrata, junto às famílias, os fatores de produção (trabalho, capital etc.), originando-se aí o fluxo monetário. Por outro lado, o aparelho produtivo organiza os fatores de produção de que agora dispõe e estabelece o fluxo real, que equivale à oferta de bens e de serviços produzidos. Esses dois fluxos se encontram no mercado, onde as famílias trocam sua renda (ou fluxo monetário) pelo produto (fluxo real) para satisfazer suas necessidades.
No mercado os fluxos trocam de mãos: o fluxo real passa para as mãos das famílias, onde será consumido (pois se trata de bens e serviços), enquanto o fluxo nominal passa para as mãos do aparelho produtivo, como pagamento pelos bens e serviços vendidos.
É importante observar que, na realidade, os fluxos monetário e real estão, ao mesmo tempo, com as famílias e empresários e no mercado, não sendo necessário haver uma volta completa para que o ciclo se reinicie.
3.2.5.1 O processo de circulação
Essa movimentação dos fluxos é o