Os recursos naturais, o capital e o aparelho produtivo
Dentre os principais recursos da natureza utilizados pelo homem, temos: o solo, subsolo, os recursos hidrológicos e o clima. Esses recursos são fatores econômicos, pois todo recurso natural pode ser explorado economicamente pelo homem, porem a utilização de tais recursos devem ser vistas em sentido dinâmico e não estatísticos, pois alguns recursos naturais podem substituir outros recursos que entraram em desuso.
O capital
Para o cidadão comum, capital é basicamente o seu dinheiro da caderneta de poupança, e investimento é os bens que ele possui. Contudo para o conjunto da economia nacional, nem toda propriedade privada ou publica pode ser considerada capital. Para o conjunto da economia, ou pública pode ser considerada capital. Para o conjunto da economia, capital tem o sentido real dos instrumentos auxiliares da produção e dos bens que ampliam a capacidade produtiva da nação.
Na sociedade contemporânea apenas alguns trabalhadores autônomos possuem seus próprios instrumentos de produção, isso é, seu “capital”. Assim, na sociedade capitalista, a propriedade desses instrumentos e dos demais meios de produção passou ao capitalista.
Desde sempre o homem fez os seus instrumentos de trabalho, e com o passar do tempo ele buscou aperfeiçoa-los, para assim ter mais praticidade e comodidade. Na idade moderna o homem ainda busca a melhoria dos seus instrumentos de trabalho, bem como a descoberta de novos. instrumentos preexistentes, bem como na descoberta de novos. A diferença é que, sendo hoje a atividade de produção especializada e dividida em tarefas especificas, uma parte da população ativa se dedica à produção de bens auxiliares à produção e, outra, à produção de bens e serviços destinados à satisfação imediata da comunidade.
Podemos destacar na produção três tipos distintos de bens e serviços. Bens e serviços de consumo, que tem a finalidade de satisfazer as necessidades dos homens. Bens e serviços intermediários que é destinado à produção