Adicionar amigos (1/3)
CONCEITO DE ECONOMIA
Etimologicamente a palavra Economia vem do grego oikos (casa) e nomos (norma, lei). Seria a “administração da casa”, que pode ser generalizada como a “administração da coisa pública”.
Economia pode ser definida como a ciência social que estuda como o indivíduo e a sociedade decidem utilizar recursos produtivos escassos, na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre as várias pessoas e grupos da sociedade, com a finalidade de satisfazer às necessidades humanas.
Assim, trata-se de uma ciência social, já que objetiva atender às necessidades humanas. Contudo, depende de restrições físicas, provocadas pela escassez de recursos produtivos ou fatores de produção (mão de obra, capital, terra e matérias primas).
Pode-se dizer que o objeto de estudo da ciência econômica é a questão da escassez, ou seja, como “economizar” recursos.
A escassez surge em virtude das necessidades humanas ilimitadas e da restrição física de recursos. Afinal, o crescimento populacional renova as necessidades básicas; contudo o desejo de elevação do padrão de vida (que poderíamos classificar como uma necessidade “social” de melhoria de status) e a evolução tecnológica fazem com que surjam “novas” necessidades (Lap tops, Celulares, TV’s de Plasma e etc.). Nenhum país, mesmo os mais ricos, é auto-suficiente em termos de disponibilidade de recursos produtivos, para satisfazer a todas as necessidades da população.
Se não houvesse a escassez de recursos, ou seja, se todos os bens fossem abundantes, não haveria necessidade de estudarmos questões como inflação, crescimento econômico, desemprego, concentração de renda e etc. Esses problemas provavelmente não existiriam e obviamente a necessidade de se estudar economia.
A LEI DA ESCASSEZ DE RECURSOS
A Economia fundamenta sua existência na escassez de bens e serviços para consumo e uso no sistema produtivo. Se todos os bens fossem livres, o problema econômico fundamental de quanto, como