Trabalho filme a onda
Em sentido amplo, poluição, é qualquer alteração produzida no meio ambiente e que nele provoca desequilíbrio. Dentre os principais tipos de poluição destacam-se:
· A atmosférica
· A aquosa
· A alimentar
Poluição atmosférica - Devido à indiscriminada emissão de impurezas, cujo tipo e qualidade variam de acordo com as diversas regiões em que se localizam grandes centros urbanos e parques industriais, torna-se, atualmente, difícil identificar locais que apresentam ar puro. A poluição atmosférica decorre principalmente da elevada produção de veículos motorizados, de queima de lixo, combustíveis, torrefações, etc. Hoje, podemos afirmar que a poluição do ar, efetivamente, agrava a incidência de asma, ocasiona a bronquite e provoca distúrbios cardíacos e circulatórios.
Poluição alimentar - Atinge de forma grave a saúde da população, sendo determinada não apenas em razão do uso indiscriminado de essências e corantes pelas industrias alimentícias, mas também pelo emprego abusivo, na agricultura, de inseticidas e adubos cuja composição e altas dosagens, visando o aumento das colheitas, acabam contaminando os vegetais e conseqüentemente os alimentos deles originários.
Poluição aquosa - Atinge índices alarmantes nas regiões industrializadas e que apresentam elevada densidade populacional. É ocasionada principalmente pelos detritos químicos e esgotos não tratados que, lançados em fontes de águas cristalinas (rios, por exemplo), destroem as condições necessárias à proliferação de seres vivos animais e vegetais, provocando o desequilíbrio do meio ambiente. Os esgotos, os resíduos domésticos e as fezes humanas, alem de causarem a poluição, colaboram decisivamente na transmissão de doenças pela água. Entre estas, podemos citar: amebíase, balantidíase, cólera, febre tifóide e paratifóide, leptospirose entre outras, o que demonstra a importância fundamental da água pura (não contaminada) para a saúde do organismo humano.
Assim, proteger