Apanhado Geral sobre Aplicações UDP
UDP é um protocolo de camada de transporte OSI simples para aplicações de rede de cliente/servidor baseado em IP. UDP é a principal alternativa para o TCP e um dos mais antigos protocolos de rede existentes, introduzido em 1980. O UDP nasce então para servir como uma interface entre o IP e a camada de aplicação. Sua RFC possui apenas três páginas e sua meta é ser um protocolo simples e rápido. Nela também, é definido que o UDP assume que está rodando sobre o protocolo IP. Em relação ao IP, adere poucos serviços, entre eles a verificação de erros(Checksum), suporte à multiplexação e demultiplexação e suporte a broadcast e multicast. Demais serviços, como entrega confiável de dados e controle de congestionamento podem ser implementados pela camada de aplicação, se o programador achar necessário. O UDP pode ser utilizado para os seguintes fins: fluxo de dados em tempo real, multicasting, broadcasting, e no geral, serviços que admitem certa perda de dados. Como exemplos, podemos citar serviços como: Youtube, e outros serviços de streaming, tanto de áudio, quando de vídeo; P2P; Skype, e inúmeros serviços de VOIP.
APLICAÇÕES INTERESSANTES
Aplicação Protocolo da Camada de Aplicação Observação/Funcionamento
Tradução de Nome DNS Quando a aplicação DNS em um hospedeiro quer fazer uma consulta, constrói uma mensagem de consulta DNS e para a mensagem para o UDP. Sem realizar nenhuma apresentação com a entidade UDP que está funcionando no sistema final de destino, o UDP do lado do hospedeiro adiciona campos de cabeçalho à mensagem e passa o segmento resultante à camada de rede, que encapsula o segmento UDP em um datagrama e o envia a um servidor de nomes. A aplicação DNS no hospedeiro requisitante então espera por uma resposta, se não receber, tenta enviar a outro servidor.
Gerenciamento de Rede SNMP O UDP é usado para levar dados de gerenciamento de rede, nesse caso o UDP é preferível ao TCP, já que aplicações de gerenciamento de rede