Balanço social
Conforme você pode observar, em síntese, esta justificativa deve provar que seu custo
– beneficio é positivo, porque agrega valor à economia e à sociedade, porque respeita os direitos humanos de seus colaboradores e, ainda, porque desenvolve todo o seu processo operacional sem agredir o meio ambiente.
O Balanço Social tem em média três vertentes que são: os recursos humanos, ambiental e valor adicionado.
A guerra do Vietnã, o uso de armamentos sofisticados prejudicando o homem e o meio ambiente, e a insistência da discriminação de raça e sexo no emprego, fizeram com que a sociedade norte-americana discutisse o posicionamento social das empresas, não permitindo as organizações produzir e vender o que desejassem (TINOCO, 2001).
Englobando pouca informação econômica aos seus trabalhadores, ficando à publicação de informação socioeconômica atrelada:
- Ao comportamento a respeito da poluição;
- Á participação em obras culturais;
- Á contribuição da empresa aos transportes coletivos na cidade e a outros benefícios à coletividade.
No Brasil, a discussão sobre o tema balanço social iniciou-se com a mobilização em prol da responsabilidade social dos dirigentes empresariais promovida pela Associação dos dirigentes Cristãos de Empresas (ADCE), sendo que uma das primeiras divulgações só ocorreu em 1977 no 2º Encontro Nacional de Dirigentes de Empresas, em que o assunto foi tema central do evento (TINOCO, 2001). As primeiras pesquisas brasileiras surgiram em 1980, baseadas nas experiências de outros países, intensificando-se as discussões em meados dos anos noventa, e que por decorrência, algumas empresas deram os primeiros passos rumo à elaboração e divulgação dessa nova peça contábil (ARAÚJO, 2003).
No entanto, a idéia só ganhou força através da iniciativa do sociólogo Herbert de Souza