AP II
Felipe Silva Fernandes
RGM: 14064278
Gestão de Recursos Humanos
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social: Métodos mais empregados para disposição e tratamento de resíduos químicos perigosos.
Introdução:
Antes de começar, devemos entender que vivemos em uma era onde o consumo industrial exagerado vem aumentando drasticamente o volume dos resíduos gerados. Isso é apenas uma das consequências para a degradação ambiental que vivemos hoje.
Resíduos Químicos:
Resíduos químicos são na maioria advindos de atividades industriais, a preocupação com esses resíduos é relativamente recente desta forma a diminuição dos impactos ainda não é feita.
A pesquisa abaixo aborda os métodos mais empregados para disposição e tratamento de resíduos químicos perigosos.
Disposição de Resíduos:
As formas mais comuns são:
Aterros de armazenamento, as lagoas superficiais, o armazenamento em formações geológicas subterrâneas e as injeções em poços.
Evidentemente existem grandes possibilidades de poluição dos aquíferos e de corpos de água superficiais em função da baixa segurança no armazenamento.
Diversas substancias são aterradas em tambores, os mesmos com o tempo sofrem um processo de deterioração permitindo a liberação de resíduos poluentes ao meio ambiente.
Tratamento dos Resíduos
Os principais métodos de tratamentos podem ser classificados da seguinte forma:
Biológico
Físico-químico
Químico
Biológico: Alguns compostos químicos gerados pela tecnologia são ofensivos ao meio ambiente. Isso ocorre devido alguns organismos não produzirem enzimas necessárias para processar essas substancias.
Para o tratamento biológico de esgotos domésticos são utilizados alguns métodos que estão dando certo, como, lodos ativados e filtros biológicos para tratamento de certos resíduos perigosos
Físico-químico: Esse tratamento consiste em separá-los da solução aquosa. Os resíduos continuam tóxicos porém tal medida permite que sejam recuperados ou concentrados,