AP II Unidade II Cruzeiro 1
RGM: 1403478
Disciplina: Diversidade Étnico-Cultural
Professor (a) Tutor (a): Adriane Gomes
Atividade de Aprofundamento II
As teorias antropológicas da cultura nos auxiliam no entendimento das mais diferentes formas de manifestação cultural do ser humano, respeitando tudo que é tido como diferente pela sociedade.
A antropologia tem como objetivo o estudo completo sobre o homem que é centro de suas preocupações, buscando questionar sua totalidade, como ser biológico pensante e participante da sociedade, como sua origem, corpo humano, diferenças físicas, surgimento, etnias, raça, religião, alimentação, comportamento, desenvolvimento e sua perpetuação, sua função como criador de cultura e fazedor de história, para tentar chegar a compreensão da existência humana.
Dentre as teorias da antropologia, a principal e mais rebatida é a do evolucionismo, que defende a aquisição de diferentes culturas independentemente da herança genética. E que o homem “primitivo” era um ser irracional, sem conhecimentos.
O espirito humano passou de uma fase subjetiva de conhecimentos, na qual as fundamentações se davam em termos abstratos, hipotéticos e especulativos para um conhecimento objetivo, visando a constituição de saberes específicos calçados na experimentação empírica, na identificação de leis gerais.
Ao longo do tempo as teorias foram aprimoradas e ganharam sentido para àqueles que desconheciam, e cada vez mais estavam presentes no cotidiano das pessoas. Essa mudança de postura, da qual provem praticamente todas as teorias da cultura, foi responsável pelo novo status da ciência conferido a antropologia. E mesmo depois de tantas décadas, são objetos de estudos do comportamento e ambientação, desenvolvimento da cultura de cada ser.