ANÁLISES ESTRATÉGICAS
O modelo de Análise de Porter permite que as empresas identifiquem os fatores que influenciam o mercado e afetam o comportamento de compra, tem como principal finalidade entender o ambiente competitivo e identificar ações e estratégias futuras para se obter vantagem competitiva no mercado. (CEDET, 2009).
O mundo dos negócios exige que as empresas estejam constantemente traçando objetivos e estabelecendo estratégias para alcança-los, a fim de se defenderem de outros concorrentes, de acordo com Porter (2014) a essência da formulação de uma estratégia competitiva é relacionar a empresa ao seu meio ambiente.
Para realizar a análise de Porter e obter uma visão da competitividade no mercado é preciso considerar suas 5 forças – entrantes; rivalidade entre os concorrentes existentes; produtos substitutos; poder dos compradores; e poder dos fornecedores. Com o intuito de entender o cenário de joias em Hong Kong e posicionar a empresa L. Taipfer na província, foi feita uma análise das forças de Porter, conforme os registros abaixo.
4.1.1 Entrantes
A empresa L.Taipfer se posiciona como “Entrante” no mercado de Hong Kong, pois ainda não existe nenhum tipo de exposição da marca na cidade. A L. Taipfer dará inicio as suas atividades em HK por meio do lançamento de uma nova joia.
Foi necessário verificar as possíveis barreiras de entrada a fim de propor ações estratégicas para que a empresa não seja impactada de forma negativa ao chegar no local. As possíveis barreiras são:
Produção em larga escala e precificação – a empresa líder de mercado Chow Tai Fook produz em alta escala para atender seus pontos de distribuição na cidade com isso à empresa consegue ofertar preços mais atrativos que os demais concorrentes. A empresa L. Taipfer mesmo se posicionando como entrante em HK, já é conhecida no Brasil como uma das maiores empresas de joias onde possui 117 lojas e uma produção em larga escala, portanto, a ação da empresa para combater ou acompanhar