Análise
INTRODUÇÃO
Com base nas analises mercadológicas atuais, altas taxas de juros e tributos, uma boa gestão é imprescindível. Processos decisórios se tronam cada vez mais complexos a medida que a tecnologia globalizada está ao nosso alcance.
contabilidade
A contabilidade faz parte das ciências empresariais, juntamente com a administração, economia, marketing e direito, se encarrega da gestão das empresas. Sendo um instrumento de analise fundamental dentro das organizações, para que seus gestores possam tomar determinadas decisões. Em dado momento haverá necessidade de medir quantos foram os recursos aplicados e quais foram os resultados econômicos obtidos com sua aplicação. É nesse contexto que a contabilidade revela o seu papel, produzindo informações para que, independentemente do tamanho da empresa, todos possam ter condições de medir o desempenho desta em dado momento, saber onde foram aplicados os recursos na empresa e de onde estes recursos foram originados.
O objetivo da contabilidade, através de uma visão generalizada, consiste na produção de informações capazes de suprir as necessidades especificas de cada usuário, como reflexo nas decisões a serem tomadas. Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras – FIPECAFI: “ o objetivo principal da contabilidade, portanto, é o de permitir, a cada grupo de usuários, a avaliação da situação econômica e financeira da entidade num sentido estático, bem como fazer inferências sobre suas tendências futuras”.
gestão financeira
Infelizmente, muitas empresas tem apresentado problemas em sua solvência provocada por alguns fatores externos, tais como: alta carga tributária, taxa de juros elevada, concorrência desleal, entre outros índices, tem contribuído muito para essa situação, porém, um dos principais fatores relacionados