texto comparartivo
Departamento De Engenharia Florestal
Resumo comparativo
Docente: Emerson Servelho
Discente: Djamila De Brito Castro Samara J. G. De Souza
Disciplina: Cartografia
Alta Floresta – MT
Resumo comparativo entre os textos “Arte e Cartografia” de Daniela Marzola Fialho e capitulo 01 do livro “Fundamentos de Cartografia” de Paulo Araújo Duarte.
No texto de Daniela é descrevida a opinião de vários autores sobre a definição do que é mapa e como a arte e a cartografia andaram juntas por muito tempo.
Umsignificadousado para mapa neste texto. É que ele era uma construção social do mundo expressa através da cartografia, qualificado como documentos científicos, são vistos e supostos como objetivos e neutros.
A cartografia foi considerada como arte desde que os mapas encontraram seu lugar em museus ou galerias, para compreender quando e porque ela se tornou isso, precisamosconsiderá-la da perspectiva do artista.É como se os seres humanos fossem incapazes de inscrever linhas, ângulos, quadrados e círculos sem serem engolfados na estética de configuração e design. “Este impulso é ainda mais poderoso quando a cor, a representação pictórica da topografia e os traços feitos pelo homem são adicionados”. Também sãorelatadas nesse contexto, a diferentes formas que os artistas e as cartas geográficas eram expressos em todos os países. Assim ficando sem saber se os mapas cativavam por sua concepção artística ou por suas bases técnicas, pois não havia distinção.
Os cartógrafos e os geógrafos, por sua vez, acompanhando uma revoluçãointelectual correlata do nosso tempo, estão tomando consciência da estrutura dos mapas e de sua base cognitiva. Pode-se captar nesses artistas/cartógrafos uma mudança na maneira dedesenhar e apreender o espaço de uma forma prática, experimental.Claudius Ptolomeu foi umpensador grego reconhecido pelos seus trabalhos, ondeficou conhecido por ser um dos primeiros