Evolucionismo Cultura - Apresentação
Resenha do capítulo “Apresentação” da Onbra EVOLUCIONISMO CULTURAL de Celso Castro
O capítulo de apresentação da obra Evolucionismo cultural reúne uma sínteses das principais ideias de três autores Lewis Henry Morgan, Edward Burnett Tylor e James George Frazer e apresenta as os principais preceitos da teoria e do método do Evolucionismo cultural.
Morgan foi um dos principais fundadores da antropologia americana, realizou diversos trabalhos de campo e missões à tribos indígenas e publicações sobre parentesco, o que levou a classificação de dois tipos de parentesco,: um descritivo ( não europeu) e um classificatório (europeu). Segundo Morgan, a idéia de propriedade, teria sido crucial para o processo do surgimento da civilização. Suas teorias acerca da evolução cultural humana influenciaram Marx e Engels e e se tornaram referencia na antropologia. Taylor escreveu sobre a antiga história da humanidade e o desenvolvimento da civilização onde procurou organizar as heranças da pré-história sobre a arqueologia e a antropologia. Pesquisou em seguida sobre o desenvolvimento da mitologia, filosofia, religião, linguagem, arte e costume e postulou o primeiro conceito formal para o termo “cultura” que para ele, era hierarquizada em estágios e refletiu sobre a cultura primitiva e m ais tarde sobre a formação cultural do homem e da civilização e o desenvolvimento das instituições. Frazer é considerado o autor mais conhecido na antropologia,em uma de suas primeiras obras, relacionou os costumes funerários com a idéia de “alma”
A idéia de evolucionismo como explicação para a diversidade cultural humana é herança do evolucionismo biológico que e teve como principal fonte a obra “A origem das espécies” de Darwin. O impacto de tal obra foi tão grande, a ponto de exercer influencia não só na antropologia, mas também, em diversas área do conhecimento, como a teologia, a politica e a filosofia. Enquanto a teoria darwinista não apontava para todas as