Os pressupostos básicos da antropologia de Boas
Resenha “Os pressupostos básicos da antropologia de Boas”
O autor do texto resenhado é Franz Boas, o autor nasceu na Alemsnha e sempre esteve ligado às tradições intelectuais alemãs, definiu o “caráter nacional” da antropologia nos Estados Unidos, e certamente, foi a força individual mais importante na formação da antropologia americana na primeira metade do século XX.
No século XIX suas idéias começaramna a entrar em conflito com as ideias do também escritor Otis Mason, a respeito da “a ocorrência de invenções similares em áreas muito separadas”. a questão entre Boas e Mason tinha a ver com os conceitos de causalidade e classificação. A noção evolucionista tradicional de “invenção independente” foi um dos temas de debate entre os citados autores “Na cultura humana, como na natureza em toda parte, causas semelhantes produzem efeitos semelhantes. Sob a mesma pressão e com os mesmos recursos, surgirão as mesmas criações.” Contra isso, Boas argumentou que na “enumeração de causas de invenções semelhantes”, apresentada por Mason, “omite-se uma dessas causas, que derruba todo o sistema: causas dessemelhantes produzem efeitos semelhantes”.
Ainda que uma fração consideravel do argumento de Boas tenha se desenvolvido diretamente de sua própria experiência científica ou de pontos específicas no que diz respeito à tradição da geografia alemã, o autor se relaciona com a diferenciação tradicional no pensamento alemão, entre as Naturwissenschaften (as ciências que tratam da natureza física) e as Geisteswissenschaften (aquelas que tratam da atividade espiritual do homem).
Há no texto, pressupostos sobre a causalidade, classificação, a natureza dos conjuntos e dos elementos e sobre a relação dos métodos histórico e físico — foi aplicado com uma consistência que talvez ainda não tenha sido plenamente apreciada. O autor sugere que sua atitude para com a classificação dedicava-se na na distinção de raça, língua