cirurgias do esofago
CURSO técnico de enfermagem
érica pereira maria de lourdes simone ribeiro regina aparecida
Cirurgias do esôfago
UNAÍ – MG
2013
érica pereira maria de lourdes simone ribeiro regina aparecida
Cirurgias do esôfago
Trabalho apresentado como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Atendimento de enfermagem em assistência a pacientes em tratamento cirúrgico, no 4° período do Curso Técnico de Enfermagem, 2° semestre 2013.
Professora: Carla Viviane
UNAÍ – MG 2013
1. Definição
O esôfago é um canal que conduz o alimento até o estômago. O esôfago é um conduto musculoso de contrações involuntárias, controladas pelo sistema nervoso autônomo, que, dando continuidade ao trabalho da faringe, levam o alimento até o estômago. Suas contrações através dos movimentos peristálticos fazem com que o bolo alimentar avance até ao estômago (em 2 segundos, aproximadamente), mesmo que se esteja de cabeça para baixo.
2. Cirurgias do esôfago
2.1 Esofagectomia É retirada cirúrgica do esôfago. Para que o esofagectomizado possa continuar a alimentar-se, este esôfago pode ser substituido por um tubo produzido com o estômago, com o intestino delgado ou com o intestino grosso. A esofagectomia é motivada, com raríssimas exceções, pela presença de uma neoplasia maligna. Foi bastante utilizado a esofagectomia trans-hiatal, realizada por via abdominal e abrindo o diafragma, porém a necessidade de dissecção linfonodal da cirurgia oncológica trouxe novamente esofagectomia com incisão abdominal, torácica e cervical.
2.2 Cardiomiotomia Consiste na secção dos músculos longitudinais de esôfago e parte da cárdia. 2.3 Esofagogastrofundopexia Consiste na fixação do fundo do estômago com o esôfago, em associação com a cárdia.
2.4 Cirurgia do Merendino É uma interposição de uma alça jejunal e o estômago.
2.5 Esofagoplastia Cirurgia plástica do esôfago para