calorimetro
Calorímetro é um instrumento utilizado para medir o calor envolvido na mudança de estado de um sistema que por sua vez pode envolver variação de: fase, temperatura, preção, volume, composição química ou qualquer outra coisa envolvida com troca de calor.
Como surgiu o Calorímetro?
O calorímetro surgiu no final do século XVIII e tornou-se um instrumento de trabalho largamente utilizado. O químico escocês Black foi um dos primeiros a realizar estudos quantitativos em relação à calorimetria, ele mediu o calor de fusão do gelo e o calor de vaporização da água e introduziu os conceitos de calor latente e capacidade calorífica ou calor específico, como foi chamado posteriormente.
Tipos de Calorímetros Quanto às trocas térmicas:
Adiabáticos quando não há troca de calor entre o sistema e o ambiente. (parede adiabática) Isotérmicos quando as trocas de calor entre o sistema e o ambiente são intensas. (parede diatérmica)
Isoperibólicos quando o ambiente está a uma temperatura constante e a troca de calor entre as duas partes são pequenas. Quanto à variação de energia:
Calorímetro de volume constante: mede a mudança de energia interna. Calorímetro de pressão constante: mede a variação de entalpia Materiais mas Utilizados na construção de um Calorímetro Os materiais utilizados para construção de um calorímetro são bem simples e de fácil acessibilidade basicamente são isolantes térmicos como: isopor, fibra de cerâmica,vidro esses materiais tem baixa condutividade térmica ou seja tem baixa propagação de calor por meio de contato outra coisa importante o interior do calorímetro tem que ser espelhado para evitar perca de calor por radiação o componente de maior utilização para fazer o espelhamento do