Análise e aspectos do filme “tempos modernos”
“TEMPOS MODERNOS”
ANÁLISE E ASPECTOS DO FILME
“TEMPOS MODERNOS”
Trabalho
apresentado
sobre
à
disciplina de Sociologia da educação, como requisito avaliativo do Curso de Licenciatura em Letras da Faculdade Madre Tereza, orientado pela Profº Carlos Ramalho.
ANÁLISE E ASPECTOS DO FILME
“TEMPOS MODERNOS”
1. RELAÇÃO DO TRABALHO INTELECTUAL E TRABALHO MANUAL;
2. O CONTROLE SOBRE O PROCESSO DE TRABALHO;
3. A FRAGMENTAÇÃO E DESQUALIFICAÇÃO DO TRABALHO;
4. A SOLIDARIEDADE DOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE
PRODUÇÃO;
5. O RITMO DE TRABALHO;
6. CONCLUSÃO;
1- RELAÇÃO DO TRABALHO INTELECTUAL E TRABALHO MANUAL;
O trabalho mostrado no filme tempos de modernos podia ser diferenciado em intelectual e manual. Sendo que os serviços feitos pelos operários eram manuais, onde desempenhavam sua força para fabricação do que produziam na indústria. Já o trabalho intelectual ficava com funcionários que monitoravam os serviços dos operários, sendo de maneira mais presente ou até mesmo por câmeras de TV.
2- O CONTROLE SOBRE O PROCESSO DE TRABALHO;
O controle era feito por meio de bater o ponto na entrada e saída, além de também ser monitoro até nos horários de almoço e sempre com a fiscalização dos funcionários encarregados de manter a continuação do trabalho. 3- A FRAGMENTAÇÃO E DESQUALIFICAÇÃO DO TRABALHO;
Em Tempos Modernos apesar de haver bastantes funções nas industriais, não era preciso saber muitas coisas, apenas o que o ope rário teria de fazer e essa seria a única coisa que o mesmo iria desempenhar dentro da indústria. O que de fato mostra que não havia a necessidade de qualificação para os operários.
4- A SOLIDARIEDADE DOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE
PRODUÇÃO;
O processo de produção e o compromisso com sua tarefa desenvolvida na indústria era o que cada operário tinha de cumprir, pois se tratava de trabalho coletivo desenvolvido por todos em favor de um só objetivo, atingir a meta de