Materiais de construção
De
Construções
VIDROS
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – Campus Palmas
Alunos: Antônio Barbosa, Custódio Felix, Lauro Barbosa, Lucas Edgar, Marcos Vinícius, Milton Sebastião, Scharuesley Wilkim.
Curso: Edificações - I
Prof.: Flávio Ornelas
Componente Curricular: Materiais de Construção
Aspectos Gerais
O vidro tem qualidades singulares devido a sua estrutura atômica. Não é nenhum líquido, nem um verdadeiro sólido cristalino. À primeira vista, parece um sólido, mas, se inspecionada sua estruturas interna com raios X, não existe o ordenamento regular dos átomos encontrados em outros sólidos. A estrutura é mais parecida com um arranjo aleatório de líquido resfriado abaixo do seu ponto de congelamento.
Propriedades dos Vidros
• Modo de elasticidade: O vidro é um material perfeitamente elástico: nunca apresenta deformações permanentes. Contudo, é frágil, o que significa que, submetido a uma flexão constante, parte sem apresentar indício dos percursores. • Tensão de ruptura a flexão: Para vidro plano o modo de elasticidade: E= 75.000 mais ou menos 5 MPa, Carga por m² = mm de espessura = 5Kg/m² 19 mm de espessura = 47,5 Kg/m² Tensão de ruptura a flexão: Vidro recozido = 40 mais ou menos 5 MPa Vidro temperado = 180 mais ou menos 20 MPa • Tensão admissível a flexão:
Vidro recozido = 13 mais ou menos 2 MPa
Vidro temperado = 60 mais ou menos 4 MPa
• Massa especifica:
2500 Kg/m³
• Dureza: A dureza nos materiais, a resistência à abrasão e penetração, etc. são difíceis de definir. O teste de “arranhão” usa a escala de dureza Moh. Os outros testes são uma medida de resistência à penetração. O vidro é um material naturalmente duro, comparável com o aço, a sua dureza é uma das propriedades mais importantes e a base do envidraçado. A escala Moh de 1 a 10 estende do talco (silicato de magnésio) com 1 ao diamante com 10. O quartzo, uma