Água
DEFINIÇÃO E COMPOSIÇÃO
Água é um elemento composto por dois átomos de Hidrogênio (H) e um de Oxigênio (O), formando a molécula de H2O. É uma das substâncias mais abundantes em nosso planeta e pode ser encontrada em três estados físicos: Sólido, Líquido e Gasoso.
FUNÇÃO
Fornecer material ás células, proteger os tecidos corporais. Controlar a pressão do corpo, ou seja, a manutenção do balanço apropriado entre a água e os eletrólitos.
Fazer parte do sangue. É o maior meio de transporte de oxigênio, nutrientes, hormônios e outros componentes das células. É também transportadora de produtos indesejáveis que são eliminados pelos rins.
Participar das funções dos nossos sentidos como, por exemplo, visão e audição. Os olhos também são envolvidos por líquidos, que refletem a luz. Regular a temperatura corporal. A água é o maior constituinte do suor. Através da evaporação da pele, ocorre a dissipação do excesso do calor.
Em média, possuímos 70% de água no nosso organismo que são eliminados da seguinte forma:
Excreção:
- Urina 1200 ml – Fezes 100 ml – Suor 400 ml – Pulmões 300 ml = Total 2000 ml.
FONTES (onde encontramos)
Entre os recursos naturais, a água é o elemento mais importante para a subsistência das espécies, que dependem de sua disponibilidade para satisfazer suas necessidades. Quase todos os aspectos da vida do homem giram em torno da água, razão pela qual os povos desenvolveram-se nas proximidades de fontes de água.
As fontes naturais de abastecimento de água são: * Água da chuva * Águas superficiais (rios, arroios, lagos) * Águas subterrâneas (aqüíferos mananciais)
As fontes de água constituem uma unidade, é parte fundamental do sistema ecológico e imprescindível para o desenvolvimento econômico. Sem duvida, do volume de água existente no planeta, somente 1% está disponível para as atividades do homem e sua distribuição sobre a Terra é desigual.
DOENÇAS RELACIONADAS À SUA FALTA OU EXCESSO
O sistema de abastecimento de água