Tempos Modernos
O presente trabalho será sobre uma análise do filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, seguido por uma Avaliação de Aprendizagem. Mais concretamente uma abordagem de alguns temas relacionados a Teoria Geral da Administração e a sua prática colocada no filme. O objetivo deste trabalho é identificar alguns aspectos que o filme nos trás sobre a administração da época e descrever, com base no conhecimento individual do aluno, as teorias e o aperfeiçoamento das mesmas. Este estudo tem por finalidade, confrontar teoria com prática, tendo em vista que o ser humano é um ser pensante e por isso não pode ser descrito e estudado como se fosse uma máquina. Os tópicos estudados têm relações entre si e, de certa forma, uma evolução no modo de pensar, justamente em decorrência da necessidade de mudança e evolução do tratamento ao trabalhador como um individuo que compõe uma sociedade.
5
1. TEMPOS MODERNOS
1.1 A época em que se passa o filme:
O filme Tempos Modernos, de Charles Chaplin, lançado em 1936, um pouco após a crise de 1929, faz uma crítica divertida à indústria da época. O filme focaliza a vida urbana nos Estados Unidos que se passa no período em que a Revolução Industrial estava no auge.
1.2 O contexto social:
O filme tem um importante apelo social, focalizando a vida urbana e as consequências da crise de 1929. Por ter 30% da população desempregada, muitos passavam fome, pois era necessária mão de obra especializada para o manuseio de maquinas. Os que conseguiam emprego eram obrigados a trabalhar em condições precárias. Trabalhava-se muito e ganhava-se pouco. O empregado queria melhores condições de trabalho, o empregador queria sempre aumento de produção sem pensar em seus funcionários. A obra cinematográfica apresenta as desigualdades sociais da época, as diferentes realidades do proletariado e da burguesia. A mesma sociedade capitalista que explora os