Faculdade
O Engenheiro Civil necessita em sua vida profissional está atento aos aspectos que influenciam direta e indiretamente em sua carreira. Um desses aspectos sem dúvida está relacionado com a utilização do marketing como ferramenta de promoção profissional e pessoal.
A máxima que diz “quem não é visto não é lembrado” vale também para a profissão de Engenheiro, principalmente por ser tratar de uma área onde a produção é intelectual e criativa, onde o resultado atingido depende sobremaneira das considerações técnicas particulares de cada profissional. Assim, ao imprimir seu estilo próprio nas soluções adotadas, o Engenheiro acaba por estabelecer sua marca no mercado, algo imprescindível para se atingir o sucesso na carreira.
O MARKETING PESSOAL
Quando se fala de marketing profissional não se pode dissociar os conceitos deste dos conceitos de marketing pessoal, visto que a atuação no mercado, via de regra, é delineada por um arcabouço de valores e crenças pessoais que influenciam certamente em suas decisões e ações como profissional.
O marketing pessoal pode ser definido como um conjunto de fatores internos e externos que tem a capacidade de influenciar no conceito e na imagem das pessoas perante o meio externo. Logo, fica claro que o marketing pessoal pode ser um interessante mecanismo de promoção quando devidamente utilizado, tornando-se catastrófico quando do contrário.
Alguns fatores são fundamentais para um bom marketing pessoal:
Determinação – as pessoas determinadas vencem barreiras;
Metas pessoais – pessoas que definem metas mostram que tem foco;
Conteúdo – pessoas com conteúdo se destacam e se impõem no dia-a-dia;
Embalagem – a aparência é a fundamental.
Presentear – todo mundo gosta de ganhar alguma coisa e quem ganha vai lembrar dessa gentileza um dia.
Opositor – ter alguém que não goste de você pode ser algo bom, pois ele está sempre lhe colocando em evidência.
O