análise swot
Uma Lista de Riscos na Implantação de Sistemas ERP
Como observado no capítulo 2, projetos de implantação de ERP possuem uma grande quantidade de riscos associados, que podem comprometer o sucesso de sua implementação. A gestão efetiva destes riscos possibilita um maior controle dos seus efeitos.
Uma pesquisa feita com gerentes de projetos do setor público e privado mostrou que apenas 41% dos projetos foram considerados bem sucedidos. Ela mostra também que somente 35% destes projetos utilizaram alguma ferramenta de gerenciamento de riscos, e que 46% destes projetos tiveram riscos inesperados que afetaram a sua performance (White e Fortune, 2002).
PUC-Rio - Certificação Digital Nº 0421051/CA
O objetivo deste capítulo é o de produzir uma lista de riscos identificados em projetos de implantação de ERP e possíveis ações que poderiam ser tomadas no sentido de minimizar seus impactos aos objetivos destes tipos de projetos. Esta lista poderá ser utilizada como referência inicial para o gerenciamento de riscos em projetos desta natureza.
Durante um projeto de implantação de sistemas ERP, existirão inúmeras atividades que devem ser gerenciadas em prol do não comprometimento dos objetivos do projeto e, por conseguinte, da sua impossibilidade de sucesso. Por ser o risco algo incerto quanto à sua ocorrência, torna-se difícil elencar e controlar todas as possibilidades negativas presentes neste tipo de projeto.
Estudos do PMI mostram que 10% dos riscos que acontecem em projetos de qualquer natureza não foram identificados pelas equipes responsáveis pelo gerenciamento de riscos (PMI, 2004).
Como visto no capítulo anterior, a identificação de riscos é o processo de examinar os diversos processos que atuam no ambiente de um projeto e determinar os riscos que podem afetá-lo, documentando os mesmos.
Em um projeto de software, um efetivo exame na natureza deste software bem como os processos básicos de sua operação podem identificar fontes de riscos (Hall e Hullet, 2002).
Além