Análise SWOT
O método denominado SWOT (Strengths, Weakness, Opportunities, Threats), ou em português FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) é uma importante ferramenta utilizada pelas organizações para elaborar o planejamento de ações estratégicas. A análise SWOT é uma prática de gestão bastante difundida no meio empresarial, que busca estudar o ambiente interno e externo da empresa através da identificação e análise dos pontos fortes e fracos da organização e das oportunidades e ameaças às quais ela está exposta. É possível dizer que esse método propicia à empresa realizar uma análise dela mesma e de seu entorno, conhecendo melhor a condição de partida antes de definir as estratégias das ações empresariais.
O que se pretende, com este método, é definir as relações existentes entre os pontos fortes e fracos da empresa com as tendências mais importantes que se verificam no contexto que envolve a empresa, seja em nível de mercado global, mercado local/específico, referente a assuntos econômicos, legais, etc. Dessa maneira a aplicação desse método permite aos gestores obterem um diagnóstico mais preciso da realidade organizacional e das perspectivas do ambiente externo, visto que propicia a contextualização da organização em nível micro e macro, local e também não local.
É importante destacar que o método SWOT estabelece ainda, uma conexão entre a missão, a visão e as ações estratégicas necessárias para o desenvolvimento da instituição. Dessa forma, após a análise dos dados obtidos, serão estabelecidos objetivos e metas que deverão ser desenvolvidos em um prazo estabelecido.
A análise SWOT pode ser dividida em duas partes: a análise do ambiente interno, onde serão identificados os pontos fortes e os fracos, e a análise do ambiente externo, onde estão as ameaças e as oportunidades, abrangendo assim o ambiente organizacional de forma ampla.
Segundo Faustino, o ambiente interno da empresa é formado pelo