Análise sociológica a partir de Durkheim
CURSO DE TECNÓLOGO EM ANÁLISE E DENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
CAIO FADINI
DISCRIMINAÇÃO RACIAL
Vitória
12/09/2014
CAIO FADINI
DISCRIMINAÇÃO RACIAL
Vitória
12/09/2014
1. DESCRIÇÃO DO CASO
Após reação de torcida organizada Grêmio com jogador “Aranha” do Santos por ter sido chamado de “macaco”, Patrícia Moreira da Silva está sendo indiciada por injúria racial.
Tal atitude gerou tanta repercussão que uma semana após o ocorrido a Gremista agora está tentando reverter a situação pedindo desculpas no que culminou a exclusão do Grêmio da Copa do Brasil.
2. ANÁLISE SOCIOLÓGICA
O sociólogo francês Émile Durkheim (1858-1917) afirma que a sociedade prevalece sobre o indivíduo. A sociedade é, para este autor, um conjunto de normas de ação, pensamentos e sentimentos que não existem apenas na consciência dos indivíduos, mas são construídas exteriormente, fora das consciências individuais. Sem essas regras, a sociedade não existiria, são elas que organizam a vida em conjunto. Seguindo essas idéias, Durkheim afirma que as normas e regras coletivas que orientam a vida dos indivíduos em sociedade, é definido como fatos sociais. Assim, o fato social dizia Durkheim, são maneiras coletivas de agir ou de pensar que podem ser reconhecidas pelo fato de exercerem uma influência coercitiva sobre as consciências particulares. Ou seja, os fatos sociais têm existência própria e são capazes de obrigar as pessoas a se comportar desta ou daquela maneira.
Assim o caso da Gremista que xingou Aranha, tem características que define como fato social, pela ação coletiva, não foi uma ação isolada, mas praticado por todo um grupo, uma manifestação coletiva. São tipos de conduta ou de pensamento dotados de um poder imperativo, e que são internalizadas, e que muitas