durkheim
Durkheim deslocou o problema para um terreno estritamente formal, único, em que ele poderia ser estabelecido em uma ciência em plena formação. Uma observação benfeita em geral deve muito a uma teoria constituída, mas ela não é o produto necessário dos conhecimentos já obtidos. Ao contrário, representa a via inevitável para a consecução destes.
2) “Para atingir esses fins, (os sociólogos) não necessitam de uma teoria sociológica, propriamente falando. Mas de uma espécie de teoria sociológica...”.
a) A que fins o autor se refere?
Que os sociólogos se beneficiarão das teorias à medida que a investigação sociológica progredir, até lá, e mesmo depois, precisam saber proceder a descrições exatas, a observações benfeitas, e em particular, devem aprender a extrair, da complexa realidade social, os fatos que interessam precisamente à sociologia.
b) O que o autor quis dizer na frase citada?
Que a sociologia poderia aproveitar a lição e a experiência das ciências mais maduras: transferindo para o seu campo o procedimento científico usado nas ciências empírico-indutivas, de observação ou experimentais. Isso seria fácil, desde que a ambição inicial se restringisse à formulação de um conjunto de regras simples e precisas, aplicáveis à investigação sociológicas dos fenômenos sociais.Karolayne Rodrigues da Silva.
1 Período ADM
Exercício de Durkheim
1ºR= Para ele a sociologia não era só explicar a sociedade, mas encontrar soluções para a vida social.
2º R= Fatos sociais são maneiras de agir, pensar e sentir exteriores ao indivíduo, e dotadas de um poder coercitivo. Não podem ser confundidos com os fenômenos orgânicos nem com os psíquicos, constituem uma espécie nova de fatos. São fatos sociais: regras jurídicas, morais, dogmas religiosos, sistemas financeiros, maneiras de agir, costumes, etc.
Características:
A coercividade ou coerção social Durkheim