contabilidade
A importância do Balanço Patrimonial em uma Empresa.
Problema: Qual as vantagens para uma empresa em elaborar um Balanço Patrimonial? O Balanço Patrimonial é uma ferramenta fundamental para controle dentro das empresas. É com este controle que identificamos as entradas e saídas na empresa. A demonstração contábil é destinada a evidenciar, em uma determinada data, a posição patrimonial e financeira de uma empresa.
Neste processo o balanço patrimonial, as contas deverão ser classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem a modo de facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da empresa.
Objetivo Geral: O balanço patrimonial é uma demonstração contábil, como comentamos a pouco no slide anterior, que tem por finalidade apresentar a posição contábil, financeira e econômica de uma entidade ou empresa. O termo “Patrimônio” refere-se ao conjunto de bens, direitos e obrigações. É neste conjunto que montamos a estrutura de Balanço Patrimonial. A sua estrutura é composta pelo Ativo, Passivo, e Patrimônio Liquido.
A seguir segue exemplo de tabela de balanço patrimonial,
Exemplo: Balanço Patrimonial
Empresa: Esperança Viva
Período: 31/12/2011
Ativo Circulante Passivo Circulante/ Não Circulante
Não Circulante
Total do Passivo Realizável em Longo Prazo
Investimentos Patrimônio Líquido Imobilizado
Intangível
Capital Social
Reservas de Capital
Ajustes de Avaliação Patrimonial
Reservas de Lucro
Ações em Tesouraria
Prejuízos Acumulados
Total do Ativo
Total do Patrimônio Liquido
Objetivo especifico:
Balanço Patrimonial e sua composição: Ativo, Passivo e Patrimônio Liquido;
Ativo: Compreende os bens, os direitos e as demais aplicações de recursos controlados pela entidade, capazes de gerar benefícios econômicos futuros,