Análise Qualitativa de Metais Terrosos
Alcalinos e Alcalinos Terrosos
Via Teste de Chama
Antônio Prado, 04 de Março de 2013.
Objetivos:
Identificar a coloração da chama emitida por cada amostra de reagente excitando seus elétrons.
Introdução:
Nesse trabalho observa-se que quando determinado elemento recebe certa quantidade de energia, nesse caso através do fogo, em forma de calor, alguns de seus elétrons constituintes da camada de valência absorvem esta energia e passam para um nível de energia mais próximo ao núcleo, ficando em estado de excitação. Dessa forma, conforme o elemento químico exposto à chama do Bico de Bunsen, a energia que ele libera em sua volta faz com que possamos observar diferentes cores na chama.
Assim, é possível identificar a presença de certos elementos devido à cor característica que eles emitem quando aquecidos numa chama.
Resultados e Discussões:
Procedimento experimental:
Materiais utilizados:
4 hastes de aço revestido, devidamente limpos e sem resíduos;
1 pinça metálica;
Cloreto de Cálcio (CaCl2);
Cloreto de Sódio (NaCl);
Cloreto de Potássio (KCl);
Sulfato de Cobre (CuSO4);
Bico de Bunsen.
1º passo: Com o auxilio da pinça, foi exposta uma pequena quantia de Sulfato de Cobre (CuSO4) sobre a haste de aço e em seguida sobre a chama do Balão de Bunsen. Pode-se observar que chama emitida pelo reagente foi de cor verde.
2º passo: Com o auxilio da pinça, foi exposta uma pequena quantidade de Cloreto de Sódio (NaCl) sobre uma segunda haste de aço, nunca utilizada, sobre a chama. Pode-se observar que chama emitida pelo mesmo foi de cor amarela.
3º passo: Com o auxilio da pinça, foi exposta uma pequena quantidade de Cloreto de Cálcio (CaCl2) sobre uma terceira haste de aço e em seguida, sobre a chama do balão. Pode-se observar que a chama emitida foi de cor laranjada.
4º passo: Com o auxilio da pinça, foi exposta uma pequena quantidade de Cloreto de Potássio (KCl) sobre a ultima haste de aço ainda