silva eze
Relatório apresentado como parte dos critérios de avaliação da disciplina CET670 – Química Analítica Qualitativa ministrada pelo professor Antônio Santana Santos.
ILHÉUS – BA Setembro/2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO …………………………………………………….......
04
2. OBJETIVO ...……………………………………….......……………...
07
3. MATERIAIS E REAGENTES FORNECIDOS ................................
08
4. METODOLOGIA ...........................................................................
09
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO ....................................................
12
6. CONCLUSÃO ................................................................................
23
7. REFERÊNCIAS .............................................................................
24
1. INTRODUÇÃO
Na análise qualitativa as reações mais empregadas são as efetuadas por via úmida, isto é, reações entre substâncias que se encontram em solução.Os cátions que representam o grupo II são magnésio, cálcio, estrôncio e bário. Eles pertencem ao grupo 2A da tabela periódica ou são chamados de metais alcalino-terrosos. Eles possuem configurações eletrônicas semelhantes, o que faz com que eles tenham propriedades similares, se encaixando no mesmo grupo para análise qualitativa.[1] As soluções que contém íons do grupo II são incolores e seus sais apresentam caráter iônico, sendo brancos ou incolores, com exceção daqueles que tem a presença de ânion colorido. Os íons dos metais alcalinos terrosos não hidrolisam significamente em solução e seus íons são bivalentes.
Os hidróxidos de bário, cálcio e estrôncio formam bases fortes que possuem diferentes solubilidades, sendo que o hidróxido de bário é o mais solúvel e o hidróxido de cálcio apresenta menor solubilidade. Os elementos do grupo II, o que apresenta propriedades mais diferenciadas em relação aos outros é o magnésio. Isso se deve ao fato