Análise Orga
1) Suponha que você acabou de tomar posse de uma divisão cujo antigo chefe a dirigia de forma altamente centralizada. Se você deseja delegar mais, que providências deveriam tomar inicialmente? Que problemas deverão ser encontrados? Como você lidaria com eles?
— Em primeiro lugar, deveríamos selecionar os subordinados adequados para cada cargo e função, proporcionando um nível de autoridade compatível com as atividades exercidas, explicando, com precisão e clareza, as atividades e os resultados esperados, desenvolvendo um adequado nível de confiança por meio de treinamentos, participação, reconhecimento e troca de idéias. Problemas poderiam surgir do ponto de vista do subordinado, o medo de assumir responsabilidades, por medo de críticas pelos erros ou por falta de confiança própria, por não se julgar capacitado para a tarefa, por falta de conhecimento ou por falta de informações necessárias e de recursos. Nessa ocasião deveríamos treinar e ajudar os subordinados em suas atividades, não criticando, excessivamente quando cometerem enganos, estabelecendo e implementando incentivos adequados para que se sintam dispostos a aceitar maior delegação.
2) Contam as crônicas do Rio de Janeiro a seguinte história: No começo do século, o diretor de um jornal da capital pediu a Olavo Bilac um ensaio sobre o assunto complicado, oferecendo-lhe quatrocentos mil-réis. Bilac aceitou, mas, dias depois, premido por compromissos urgentes, passou a incumbência a seu amigo Emílio de Menezes, ao qual prometeu trezentos mil-réis. Este, pouco tempo depois, pediu a um advogado amigo que fizesse o ensaio, combinando o pagamento de duzentos mil-réis. Passado vários dias, sem poder começar o trabalho, o advogado solicitou a um estagiário do seu escritório que escrevesse o ensaio por cem mil-réis, o que foi feito em poucos dias com o nível de qualidade possível para um jovem de dezoito anos. O ensaio percorreu, então, o sentido inverso, sem nenhuma leitura,