QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
FRANCILENE DE OLIVEIRA DA SILVA COSTA
ARACATI /CE
Maio de 2014
FRANCILENE DE OLIVEIRA DA SILVA COSTA
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Trabalho apresentado ao Professor _________ _____________________________________ da disciplina __________________________ da turma _______________ , turno_________ do curso de __________________________
ARACATI /CE
Maio de 2014
1-INTRODUÇÃO
O mundo do trabalho vem passando por profundas transformações. Temáticas como globalização, flexibilização, competitividade e novas formas de organiza- ção do trabalho têm sido destacadas nas análises daqueles que atuam nas orga- nizações ou as estudam. Nesta fase da dita terceira Revolução Industrial, as pessoas que atuam nas organizações passam a ser fonte de interesse: conforme assinalam alguns autores, são os colaboradores que possibilitam a vantagem com- petitiva nas organizações e faz-se necessária a implementação de ações que propiciem a qualidade de vida no trabalho (QVT). Por outro lado, há articulistas, como Peter Drucker, que sinalizam que a valorização das pessoas no ambiente de trabalho é mais aparente do que real.
Nesse sentido, o presente artigo objetiva contribuir para o debate da questão, ao discutir os principais resultados das pesquisas elaboradas pelo Great Place to Work (Robert Levering), e publicadas na revista Exame (1997, 1999, 2000), que mostram o panorama mais atual das empresas brasileiras que oferecem as con- dições de trabalho mais atraentes para os seus empregados. Com base nos dados levantados, fez-se uma análise que permitiu estabelecer relações com a teoria referente à qualidade de vida no trabalho e tecer considerações sobre as possí- veis disjunções entre a teoria e a prática, no contexto social, político e econômico brasileiro.