Análise multi-casos da gestão da inovação
ROSE DE CÁSSIA ROGÉRIO
RESENHA DO ARTIGO
ANÁLISE MULTI-CASOS DA GESTÃO DA INOVAÇÃO EM
EMPRESAS DE PEQUENO PORTE
JOINVILLE, 2013
ANÁLISE MULTI-CASOS DA GESTÃO DA INOVAÇÃO EM EMPRESAS DE PEQUENO PORTE
Rose de Cássia Rogério1
1Estudante da matéria de Gestão da Inovação do Programa de Pós-Graduação Profissional em Engenharia de Produção da Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC). Consultora de empresas do departamento de Gestão Tecnológica da Sociedade Educacional de Santa Catarina (SOCIESC) – Joinville/SC. email: rose.rogerio01@gmail.com.
Resumo
O objetivo do presente trabalho foi avaliar as práticas de gestão da inovação em três empresas de pequeno porte da cidade de Itabira-MG. A partir da revisão bibliográfica sobre práticas e dimensões da gestão da inovação foi conduzido um estudo de caso que apontou que as empresas possuem histórico de lançamento de novos produtos e projetos de inovação, mas os processos de gestão da inovação são pobremente controlados, conduzidos de maneira não sistemática e informal, uma vez que, para os líderes dessas empresas, inovar não é a prioridade e sim, resolver os problemas de rotina.
Palavras-Chave: Inovação, Gestão da Inovação, Dimensões da Gestão da Inovação, Microempresas, Empreendedorismo.
Abstract
The objective of this study was to evaluate the practices of innovation management in three small businesses in the city of Itabira-MG. From the literature review and practical dimensions of innovation management was conducted a case study that showed that companies have a history of launching new products and innovation projects, but the processes of innovation management are poorly controlled, conducted in an unsystematic and informal, since, for the leaders of these companies, innovation is not a priority and yes, solving routine problems.
Key-words: Innovation, Innovation Management, Innovation Management Dimensions, Small