Análise literária o alienista de machado de assis
Autor: Machado de Asis por Fábio moon & Gabriel Bá
Obra: O alienista
Editora: Agir
Local e data de publicação: 15 de outubro de 1881 a 15 de março de 1882, havia sido publicado previamente em A Estação (Rio de Janeiro).
As personagens
Personagens principais: Simão Bacamarte: é o protagonista, um homen totalmente dedicado a ciência, ele estudava sobre loucos que era seu novo trabalho. Acabou se tornando vítima de suas próprias idéias, como se achava o único inteligente de Itaguaí constroi a Casa Verde.
Personagens secundárias: D. Evarista: esposa do Alienista, que não era uma pessoa nem bonita e nem simpática, chegando certa vez ser recolhida a Casa Verde por apresentar algum desequilibrio mental.
A ação
Simão Bacamarte, filho da nobreza e o maior dos médicos do Brasil, de Portugal e das Espanhas, que se passa na Vila de Itaguaí, Rio de Janeiro, onde vive. Ele se dedicava a saúde e observava os comportamentos das pessoas e decidiu construir uma casa dedicado a tratar e compreender as loucuras das pessoas. Dividindo as loucuras em clases desde a mansas até as furiosas.
A cidade começa a ficar revoltada com as atitudes do Alienista por internar pessoas aparentementes normais, não rendido a loucura. Chega um momento que grande parte das pessoas estavam internadas, a Casa Verde por sua vez fica lotada e percebe que mais de quatro quintos da população está encarcerrada em sua casa. O barbeiro Porfírio, se revolta contra o Alienista e começa a liderar um rebelião. Simão Bacarmate defende continuar sruas esperiencias, por achar que isso tudo terá um ótimo final para ele e para todos.
O Alienista começa a rever sua questão como observava os loucos e começas soltar os antigos já tratados, que ele considera agora normais, e recolhe os normais considerando que ele acha que são loucos, e que eles sim eles que deverão receber o tratamento.
O médico entregou-se ao estudo e a cura a si mesmo...