Trabalho O Alienista 2012
TRABALHO DE LITERATURA – O Alienista
(Machado de Assis)
1 Tendo em vista a teoria desenvolvida por Simão Bacamarte ("A razão é o perfeito equilíbrio de todas as faculdades, fora daí, insânia, insânia e só insânia."), explique por que é possível dizer que O Alienista relativiza a noção de loucura e normalidade, apresentando uma visão surpreendente sobre a mesma.
Para Simão Bacamarte, qualquer comportamento fora dos “costumes” era considerado anormal, e digno de um tratamento em sua clínica, a Casa Verde. Bacamarte acreditava que genes bons eram a melhor qualidade de uma pessoa, ao escolher sua esposa, usou de atributos como “digeria com facilidade, dormia regularmente, tinha bom pulso, e excelente vista.”; ou seja, analisava as pessoas por suas características naturais.
2 Segundo boa parte da crítica literária, a ironia é um dos elementos mais presentes e marcantes na obra de Machado de Assis, ocorrendo por meio do enredo ou da linguagem. Explique como a ironia machadiana se manifesta em O Alienista, tendo em vista especialmente (mas não só) o desfecho da personagem Simão Bacamarte.
A ironia está no próprio Simão Bacamarte, pois sua vida foi dedicada aos problemas das pessoas ao seu redor, e logo ao fim, acaba se internando em sua própria criação, a Casa Verde, Machado de Assis critica a sociedade “cientifica” da época, onde valores morais são deixados de lados, Simão perde o “senso” e centraliza valores em estudos, pesquisas e acaba se esquecendo das coisas mais simples da vida.
3) “O conto O Alienista é uma crítica à mentalidade cientificista do século XIX, isto é, o excesso de apego à Ciência, e seu uso como justificativa e razão para tudo; sendo assim, Bacamarte é uma espécie de caricatura”. É possível fazer essa afirmação? Justifique sua resposta.
Sim, Simão se torna “cego” , apenas se importa com o estudo e o foco na ciência, e faz disso sua prioridade total na vida,