Análise filme matrix com a teoria de platão
Título original: The Matrix
Lançamento: 1999 (EUA)
Elenco: Laurence Fishburne (Morpheus); Carrie-Anne Moss (Trinity); Hugo Weaving (Agente Smith); Keanu Reeves (Thomas A. Anderson / Neo); Joe Pantoliano (Cypher); Marcus Chong (Tank); Julian Arahanga (Apoc); Matt Doran (Mouse); Belinda McClory (Switch); Gloria Foster (Oráculo); Ray Anthony Parker (Dozer).
Duração: 136 min
Gênero: Ficção Científica
Direção e roteiro: Andy e Larry Wachowski
Produção: Joel Silver
Música: Don Davis
Fotografia: Bill Pope
Direção de arte: Hugh Bateup e Michelle McGahey
Figurino: Kym Barrett
Edição: Zach Staenberg
Efeitos especiais: Mass. Illusions, LLC / Manex Visual Effects / Amalgameted Pixels
Estúdio: Village Roadshow Productions
Distribuidora: Warner Bros.
SIPNOSE
O filme começa com um grupo de agentes seguindo Trinity, que consegue escapar. De relance, aparece a notícia de que Morpheus está sendo caçado, e também de que encontraram o novo líder, Neo.
Em outra cena, logo pela manhã, Neo recebe na tela de seu computador “Acorde, Neo... A Matrix te achou... Siga o coelho branco”. Na verdade, essa mensagem trata-se d uma convocação misteriosa de um grupo clandestino liderado por Morpheus. Eles levam Neo até Trinity através de um pessoal que vai até a casa dele buscar uma encomenda e o convidam para sair, que então vê o coelho branco em uma das mulheres e resolve ir por curiosidade. É lá que ele conhece Trinity, que logo ao conhecer Neo, ela diz: “Sei por que está aqui, Neo. Sei o que anda fazendo. Sei por que mal dorme, por que mora sozinho e por que, noite após noite, senta-se ao computador. Você está o procurando... É a pergunta que nos impulsiona, Neo. Foi a pergunta que te trouxe aqui, assim como eu”. Na verdade a pergunta que impulsiona Neo é “o que é Matrix”.
No outro dia Neo vai ao trabalho que ele é na verdade Thomas Anderson, um programador de sistemas que trabalha numa das maiores empresas de softwares do mundo; e durante a noite ele