Análise estratégica
O presente trabalho visa fazer uma análise estratégica do segmento de cartões de crédito do Itaú Unibanco, Itaucard, focando principalmente nos cartões de crédito de parcerias.
A crescente competição no mundo dos negócios obriga as organizações a desenvolverem um plano estratégico que auxilie na tomada de decisão e as tornem menos vulneráveis às mudanças que vem ocorrendo nos ambientes externo e interno. A falta de um planejamento sério pode fazer com que as organizações tomem decisões precipitadas e paguem um preço alto, caso essa não seja a melhor alternativa.
O segmento de parcerias da Itaucard tem uma importância significativa para organização, pois é a porta de entrada de novos clientes e um atrativo forte no processo de fidelização de clientes antigos.
Diante desse contexto, o objetivo central do trabalho é através da análise interna e externa da unidade de negócio, mostrar a proposta de valor que faz com que a empresa tenha vantagem competitiva no mercado.
2. A Empresa
A Itaucard é a empresa responsável pela emissão e administração dos cartões de crédito vendidos sobre a marca do banco Itaú. O conjunto de empresas do conglomerado é denominado Grupo Itausa, que é o nome da holding que tem o controle acionário de parte das empresas.
Faturamento com Cartões de Crédito em DEZ/2008 e Cartões em Circulação em DEZ/2008
Após a fusão, Itaú Unibanco é líder do mercado com 33% de participação no faturamento e 30 % em cartões em circulação.
Atualmente, a carteira da Itaucard consta com 50 milhões de cartões ativos, sendo que destes aproximadamente 35 % são de parcerias com empresas de diversos segmentos, entre eles grandes redes varejistas, companhias aéreas e montadoras automotivas.
A parceria com empresas do segmento varejo é sempre atraente, pois é a oportunidade de conquistar um cliente que ainda não possui