Análise dos classicos da sociologia
Curso:Direito 1° Período-matutino
Alunos:Camila Rosa,Ingrid Napoleão,Yasmin Ribeiro,Camila Juliana
Disciplina:Sociologia Geral e Jurídica
Professor: Dr:João Nunes da Silva
Palmas,26 de março de 2013
Introdução
O presente trabalho é uma dissertação sobre a construção da Sociologia a partir das contribuições dos clássicos Durkheim, Weber e Karl Marx.
A partir do tema proposto faremos uma abordagem clara e sucinta,destacando a análise científica da sociedade tendo em vista o desenvolvimento do Capitalismo,apontando as semelhanças e diferenças fundamentais e a relevância de suas teorias para a análise dentro do direito.
A contribuição de Durkheim, Weber e Karl Marx para a construção da sociologia,tendo em visa o desenvolvimento do Capitalismo e analisando também o Direito a partir da sociedade.
Os três teóricos clássicos da Sociologia são Emile Durkheim, Max Weber e Karl Marx.Esses pensadores são os pilares do pensamento científico que englobam o indivíduo,a ação social,o cotidiano e as diversidades sociais.
Durkheim foi o pai da Sociologia,procurou analisar a sociologia por fenômenos naturais,sendo o primeiro a caracterizá-la como ciência.Ele estuda a sociedade a partir dos fatos sociais.Para a construção da sociedade Durkheim parte da idéia fundamental de Comte de que a sociedade deve ser vista como um grande organismo vivo.Os fatos sociais para ele,existem fora e antes dos indivíduos e exercem uma força coercitiva sobre eles.Daí as características do fato social:coercitividade,exterioridade e generalidade.Ele afirma que a sociedade só deve existir com solidariedade e coletividade.
Para Durkheim,a observação dos fatos sociais deveria seguir algumas regras,sendo elas:observação dos fatos sócias como coisas;é necessário despir-se de todo sentimento e toda pré-noção em relação ao objeto;definição precisa das coisas de que se trata o estudo a fim de que se saiba o que está em questão;a sensação como base do método indutivo e