Apresenta O Mile Durkheim Karl Marx E Max Weber
Leitura e análise:
1.As idéias de Émile
Durkheim;
2. As idéias de Karl Marx;
3. As idéias de Max Weber.
ATUALIDADE DOS CLÁSSICOS DA
SOCIOLOGIA
ANALISE CRITICO-COMPARATIVA
Qual a real importância de Marx, Durkheim e Weber?
Para que
Clássicos?
Têm somente um valor histórico para compreender o processo de formação da sociologia? São fundamentais para compreender a sociedade atual?
Têm apenas um valor didático ou realmente são importantes para a compreensão da vida social moderna?
1. POR QUE OS CLASSICOS?
Defensores da atualidade dos clássicos
Do ponto de vista teórico: as obras dos clássicos possuem um valor muito maior do que os clássicos das rígidas ciências naturais. É importante o estudo dos clássicos Do ponto de vista histórico : desenvolveram diferentes linhas de pensamento (veja quadros abaixo)
1. POR QUE OS CLASSICOS?
O estudo da realidade brasileira no contexto do capitalismo global não dispensa o estudo da teoria social clássica senão corre-se o risco de precisarmos reinventar continuamente a roda.
Mas, por outro lado, não devemos transformar os textos clássicos numa espécie de bíblia sagrada pretendendo aplicar as análises da realidade social européia do século XIX para compreender a realidade social brasileira e mundial do século
XXI.
Proposta para o ensino das Ciências Sociais – Nilson Nobuaki
Yamzauti, REA,27/03/2010
1. POR QUE OS CLASSICOS?
marxista
(ou históricocultural
As tres vertentes durkheimiana
(ou funcionalista
weberiana
(ou compreensiva)
vão inspirar outros pensadores que, refletindo sobre a realidade em que viveram, mesclando-se ou não contribuições de diferentes linhas teóricas, demonstraram a possibilidade de responder aos desafios do homem contemporâneo. 1. POR QUE OS CLASSICOS?
três modos diferentes de se posicionar diante da mesma questão Para Marx, a preocupação é conjunto dos indivíduos inseridos nas classes sociais.
Para Durkheim, a sociedade é tudo e o individuo deve ser submetido ao que é