Filosofia moral
Ética é o nome geralmente dado ao ramo da filosofia dedicado aos assuntos morais. A palavra "ética" significa aquilo que pertence ao caráter.
Enquanto a moral se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos; a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver através do pensamento humano.
Como já observado anteriormente, a ética não se resumia à moral , mas buscava a fundamentação teórica para encontrar o melhor modo de viver e conviver, isto é, o melhor estilo de vida tanto individual, quanto coletivo.
No período da Revolução Industrial do século XIX, os objetos de estudo da filosofia foram desmembrados, sendo estabelecidos como disciplinas científicas. Dentro deste contexto, a ética passou a ser definida como "a área da filosofia que se ocupa do estudo das normas morais nas sociedades humanas".
Assim a ética significa “costume”, “comportamento”. É o campo do saber que busca refletir sobre os sistemas morais elaborados pelos homens, buscando compreender a fundamentação das normas e interdições próprias a cada sistema moral. A ética procura explicar e justificar os costumes de um determinado agrupamento humano, bem como fornecer subsídios para a solução de seus costumes mais comuns.
Neste sentido, ética, como ciência, estuda o comportamento humano, a conduta humana e seus valores que estão inseridos na sociedade. E a moral é a qualidade desta conduta, quando julga-se do ponto de vista do bem e do mal.
2.2 – sua opinião. - Quais as grandes questões que a ética procura responder no mundo de hoje?
As reflexões éticas não se restringem apenas à busca de conhecimento teórico sobre os valores humanos, cuja a origem e desenvolvimento levantam questões de caráter sociológico, antropológico, religioso, etc. A ética tem também preocupações práticas, ou seja, orienta-se pelo desejo de unir o saber ao fazer.
Como filosofia prática, a ética busca