A filosofia moral
A FILOSOFIA MORAL
Trabalho apresentado à Disciplina de Filosofia, do Curso de Administração – UNEMAT - Campus Universitário de Sinop, como requisito parcial para a obtenção de uma das notas do semestre I. Prof° Josivaldo.
Sinop, MT
2013
A FILOSOFIA MORAL
Antes de qualquer coisa é necessário que saibamos o que realmente é a moral e como ela age e atua no comportamento do ser humano, em sociedade ou individualmente. Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, das coisas a que um indivíduo se obriga ou que proíbe a si mesmo, não para aumentar a sua felicidade ou o seu bem estar, o que não passaria de egoísmo, mas para levar em conta os interesses ou dos direitos do outro, para não ser um malvado, para permanecer fiel a uma certa ideia da humanidade e de si. A moral responde à questão “que devo fazer?” – é o conjunto dos nossos deveres, ou seja, dos imperativos que reconhecemos como legítimos, mesmo que, qualquer pessoa os viole. É a lei que impomos a nós mesmos, ou que deveria impor-nos, independentemente do olhar do outro ou de qualquer sanção ou recompensa esperada. “Não há atividade moral autônoma, a moral é uma relação entre as atividades humanas”, quer dizer exatamente o que está exposto no parágrafo acima, a moral não é uma atitude isolada e sim um conjunto de normas a serem seguidas por todos, independentemente da forma ou maneira de agir, devem ser seguida de acordo com os costumes, é o agir correto.
A Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a consciência Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive. Surgindo realmente quando o homem passou a fazer parte de agrupamento, isto é, surgiu nas sociedades primitivas, nas primeiras tribos. Existe também a ética, que teria surgido com Sócrates, pois se exigi maior grau de cultura. Ela investiga e explica as normas morais, pois leva o homem a agir não só por tradição, educação