filosofia moral
ÉTICA E MORAL
A confusão que acontece entre as palavras Moral e Ética existem há muitos séculos. A própria etimologia destes termos gera confusão, sendo que Ética vem do grego “ethos” que significa modo de ser, e Moral tem sua origem no latim, que vem de “mores”, significando costumes.
A moral é o conjunto das regras de conduta admitidas em determinada época ou grupo de pessoas. O sujeito moral é aquele que age bem ou mal, na medida em que acata ou transgride as regras morais.
A ética ou filosofia moral e parte da filosofia que ocupa com a reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam a vida moral.
Caráter histórico e social da moral
Provisoriamente podemos definir a moral como o conjunto de regras que determinam o comportamento dos indivíduos em um grupo social. A sobrevivência do ser humano é garantida, quando este age sobre a natureza, transformando-a em cultura. A ação coletiva só é possível quando estabelecidas regras que organizam as relações entre os indivíduos. O mundo moral tem tamanha importância que é impossível imaginar um povo sem um conjunto de regras.
Uma das características humanas fundamentais são as proibições (interdições). Levi-Struass (antropólogo francês), a passagem da natureza (reino animal) à cultura (reino humano) é produzida pela instauração da Lei, como a proibição ao incesto.
A moral constituída orienta o comportamento por meio de normas. A adequação ou não a norma estabelecida indicará se o ato será considerado moral ou imoral. O comportamento moral varia de acordo com o tempo e o lugar.
Caráter pessoal da moral
A moral não se reduz à herança dos valores recebidos pela tradição. A moral ao mesmo tempo em que é o conjunto de regras, determina como deve ser o comportamento dos indivíduos do grupo, e também a livre consciente aceitação das normas. O ser humano ao mesmo tempo em que é herdeiro, é criador de cultura. E a vida moral irá se configurar quando, diante da moral constituída, ele for capaz