Filosofia moral
O que é moral ?
Moral
é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão.
Essas
regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
Moral
É a
O
parte culminante da sua filosofia. Sócrates ensina a bem pensar para bem viver. meio único de alcançar a felicidade ou semelhança com Deus, fim supremo do homem, é a prática da virtude. A virtude adquiri-se com a sabedoria ou, antes, com ela se identifica.
Esta doutrina, uma das mais características da moral socrática, é conseqüência natural do erro psicológico de não distinguir a vontade da inteligência. Conclusão: grandeza moral e penetração especulativa, virtude e ciência, ignorância e vício são sinônimos. "Se músico é o que sabe música, pedreiro o que sabe edificar, justo será o que sabe a justiça". Sócrates
reconhece também, acima das leis mutáveis e escritas, a existência de uma lei natural - independente do arbítrio humano, universal, fonte primordial de todo direito positivo, expressão da vontade divina promulgada pela voz interna da consciência. Sublime
nos lineamentos gerais de sua ética, Sócrates, em prática, sugere quase sempre a utilidade como motivo e estímulo da virtude.
Esta
feição utilitarista empana-lhe a beleza moral do sistema.
Sócrates
Nome
completo: Sócrates (Σωκράτης)
Escola/Tradição:Filosofia grega
Data de nascimento:ca. 469 a.C. ou 470 a.C.
Local:Atenas
Data de falecimento 399 a.C.(70 anos)
Local:Atenas
Principais interesses:Epistemologia, ética
Influenciado por:Parmênides
Influências:Maior parte da filosofia ocidental posterior; mais especificamente, Platão,
Aristóteles, Aristipo, Antístenes.
Eli
Virtude
O
estudo da virtude se inicia com Sócrates, para quem a virtude é o fim da atividade humana e se identifica com o bem que convém à natureza humana.