logistica
SISTEMAS DE PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO COM
CAPACIDADE FINITA: UMA DECISÃO ESTRATÉGICA?1
Marcelo Caldeira Pedroso e Henrique Luiz Corrêa
O artigo procura analisar a recente tendência do uso de sistemas de programação da produção com capacidade finita, faz uma breve descrição dos sistemas comercialmente disponíveis no Brasil e alinhava critérios para seleção destes sistemas pelas empresas.
PALAVRAS-CHAVE
Programação da Produção com Capacidade Finita, Planejamento e Controle da Produção,
Competitividade, Estratégia de Manufatura
RESUMO
Este artigo analisa o impacto, na competitividade das empresas, da crescente utilização em nível nacional e mundial, dos denominados “sistemas de programação da produção com capacidade finita”. Para tanto, o artigo conceitua estes sistemas, bem como discute as possíveis implicações decorrentes da implantação destes sistemas na estratégia de manufatura das empresas. Os autores propõem uma classificação destes sistemas e apresentam brevemente aqueles comercialmente disponíveis no Brasil.
INTRODUÇÃO
A busca da competitividade por parte das empresas, notadamente quando se objetiva reduzir os custos - associados aos estoques e ao nível de utilização e variação da capacidade produtiva - e melhorar o nível de serviço percebido pelo cliente - em termos de uma maior velocidade de entrega, uma melhor pontualidade nos prazos acordados e um aumento de