Estudos Interculturais
Cultura:
Movimento de criação, transmissão e reformulação do ambiente artificial criado pelo homem através de sistemas simbólicos. Nesse sentido, cultura é um produto da atividade humana, que se refere à produção material, pintura, monumentos, objetos, mas também à produção simbólica que resulta de diferentes manifestações, como os usos, costumes, tradições, crenças populares, sistemas religiosos, ou seja as diferentes maneiras de atender ás necessidades básicas do homem comuns a toda a humanidade, mas que mudam em cada sociedade. Identidade:
Consciência da persistência da própria personalidade; Conjunto de características e circunstâncias que distinguem uma pessoa ou coisa e graças às quais é possível individualizálas
Identidade Cultural:
Conjunto de bens e práticas constituídos e reconhecidos por uma sociedade como representativos da sua história e da sua produção.
É necessária a existência de um património conhecido, de uma memória preservada, para que seja possível definir uma identidade cultural coletiva.
Este património cultural, transmitido de geração em geração é constantemente recriado pelas comunidades e grupos em resposta ao seu ambiente, sua interacção com a natureza e com a sua história e fornece-lhes uma noção de identidade e continuidade, promovendo o respeito pela diversidade cultural e criatividade humana.
“Designo por cultura o meio humano, tudo o que, para além da satisfação das funções biológicas, dá à vida e à actividade humanas forma, sentido e conteúdo. A cultura é inerente à sociedade dos homens, seja qual for o nível de civilização. E consiste numa multidão de noções e preceitos, bem como interditos específicos; o que uma cultura proíbe caracteriza-a tanto como o que preceitua. Este fenómeno humano, a cultura, é inteiramente simbólica.
A cultura define-se como um conjunto muito complexo de representações, organizadas por um código de relações e valores; tradições, religião, leis,