Intercultural
● Definição do termo “Intercultural”:
Esta produção de aprendizagem irá inicialmente apresentar a definição do Termo Intercultural para que possamos ampliar nossos estudos. Segundo Araújo (2010, pág.73):
“Entendemos o termo intercultural como adequado para pensar a interação social na sala de aula. Cada pessoa ou grupo de pertencimento possui saberes experimentados em diferentes espaços de socialização. Levam para escola sua cultura de referência. Quando em comunicação em sala de aula, os diferentes sujeitos culturais lançam-se ao diálogo, apropriam-se de saberes outros e, na interculturalidade, na interação entre as culturas, produzem novos sentidos”.
Podemos assim entender a importância de não somente estudar a didática do termo interculturalidade, mas também levarmos adiante a importância de se ter aulas interculturais, onde alunos e professores possam interagir dentro desta perspectiva. Trocando experiências e buscando conhecimento.
● Uma explicação sobre a constituição da aula na perspectiva da didática intercultural:
É possível perceber a interculturalidade na aula quando há a troca de informações, de experiências pessoal e cultural, narrativas, saberes, diálogos entre educador e educando e não somente quando se é passado o saber científico. Embora a prática intercultural comece no fazer docente e no exercício diário, é necessário que haja este perceber em todo o âmbito escolar. É de extrema importância o estudo constante por parte do docente e isso se encaixa muito bem na prática intercultural. Assim como o debate coletivo dentro das escolas faz com que possamos, como educadores, replanejar e repensar nossos saberes didáticos, agindo para corrigir e ampliar. Podendo assim abrir horizontes para a prática intercultural dentro da sala de