Análise dos Aspectos de Segurança no Bar da Gema
Faculdade de Engenharia
Departamento de Engenharia Industrial
Segurança e Higiene do Trabalho
Análise dos Aspectos de Segurança no Bar da Gema
Rio de Janeiro
2013
Sumário
1. História
O Boteco Bar da Gema foi inaugurado em fevereiro de 2008 por quatro amigos recém-formados da escola de gastronomia da Estácio de Sá - Carlos, Leandro, Luiza e Carla. Admiradores de botequins, todos tinham o desejo em comum de montar sua própria casa, propondo uma releitura dos pratos típicos dos botequins e botecos cariocas, com uma roupagem mais bacana, porém sem pender ao exagero – e principalmente ao abuso na cobrança dos preços. Dos quatro sócios, ficaram três: Leandro, Luisa e Carlos. O resultado foi o Da Gema, que além de cervejas e cachaças de primeira, serve o famoso pastel de feijão.
Incrustado numa esquina barulhenta e quente da movimentada Rua Barão de Mesquita, o Da Gema cativa por seu ambiente e mais, além da cozinha e também por seu serviço quase familiar. O clima misto entre a simplicidade, uma excelente cozinha e um serviço mais ‘humanizado’ faz o Da Gema ser uma espécie de mais novo clássico botequim carioca.
No cardápio estão todas as criativas e inimagináveis invenções dos quatro sócios. Dentre as opções, merece destaque o Fondue da Gema, uma combinação de creme de milharina com maionese, milho branco, temperos e muçarela, acompanhada de linguicinha de porco e costelinha, também seu croquete de carne foge do estilo "do alemão", que virou moda por aí. A lasanha de jiló já é um clássico da casa e as batatas portuguesas substituem a tortilla em um nacho de carne e queijo original.
O Da Gema foi o grande vencedor do Comida di Buteco 2011. O restaurante concorreu com o Doce Subsolo de Buteco, um combinado de tutu de feijão preto, com carne seca desfiada, couve, creme e aipim e zeste de laranja montado em camadas.
Dentro de sua proposta de simplicidade, e por conta da