Análise do manual escolar do 2º Ano da Caminhos
Introdução…………………………………………..
2
O manual……………………………………………
2
Apresentação do manual……………………………
2
Imagem……………………………………………..
3
Textos……………………………………………....
3
Sugestões de leitura………………………………...
4
Sugestões de Actividades…………………………..
4
Actividades Propostas……………………………....
5
Propostas de escrita…………………………………
5
Concluindo………………………………………….
5
Introdução
Ao deparar-me com a necessidade de escolher um tema para tratar, tentei optar por um que me ajudasse a integrar no mundo do professor, achei por bem focar-me no material de ensino e, assim, ter capacidade para me preparar previamente sabendo o que me espera.
Decidi analisar um manual escolar, pois é algo que está sempre presente ao longo do ano letivo e que pode ser um grande apoio para a um ensino regular e estruturado. Escolhi um manual com o qual nunca tive contacto pois seria capaz de o explorar sem qualquer preconceito.
O manual
DINIS, Conceição e FERREIRA, Luís (2004), Caminhos – Língua Portuguesa – 2º ano, Porto, Porto Editora, 1ª Edição – ISBN 972-0-11122-4
Ilustração de Susana Maria Maciel
Apresentação do manual
No início do manual, encontramos a apresentação do conteúdo que o aluno encontrará no livro e nos restantes livros auxiliares – Miniprontuário; Livro de Fichas; Caderno de Escrita Criativa (pp. 2 e 3).
Seguidamente, deparamo-nos com um índice com a denominação do texto, os objetivos propostos, o número de página e uma imagem (pp. 4 e 5).
O Manual está dividido por cores, representantes de cada mês. Cada uma destas divisões é iniciada com um texto alusivo aos acontecimentos do mês correspondente e um provérbio (ex: p. 36). No final de cada período, encontramos uma ficha de avaliação onde se reveem os temas de funcionamento da língua tratados anteriormente, terminando com o registo de autoavaliação, utilizando símbolos habitualmente usados nas escolas – vermelho, amarelo e verde (ex: pp 34 e 35).
Imagem
São poucas