Resumo cap 8 avaliação
FUNDAMENTO E METODOLOGIA DE
GEOGRAFIA E HISTÓRIA
Flávia Andreza Mafra de Oliveira R.A: 2559458985 Michelli Aparecida da Silva R.A: 3786766150 5ª série
Profª: Simone Schneider Denzin
PIRASSUNUNGA 2013
Resumo: Capítulo 8.
Um pequeno comentário sobre a avaliação da aprendizagem
A avaliação está ligada a forma com que o docente encara o conteúdo de sua área, seus fundamentos e o processo de aprendizagem, envolvendo assim a sua prática e o currículo escolar. Sendo um instrumento de contínua análise de aprendizado, que possibilita o diagnóstico de problemas e suas origens.
Ao pensar avaliação, algumas questões devem ser levantadas: O quê? Como? Por quê? Para quê? O que de fato pode ser avaliado? Como se define uma avaliação? Quais são os objetivos? Que tipo de conteúdo é importante? Como o aluno adquiriu esse conhecimento? Como podemos avaliar? É importante pensar na avaliação, pois ela norteará mudanças necessárias ao currículo e a metodologia.
Para isso é necessário conhecer o caminho que se quer chegar, quais as competências e qualidades que os alunos devem adquirir, para assim organizar os procedimentos de aprendizagem.
Na avaliação os alunos realizam operações mentais, que são incentivadas pelo professor. O docente deve ter como principal objetivo auxiliar o aluno a organizar seu pensamento, transformando-o em um pensamento científico, dando sentido ao conhecimento e tornando-o capaz de reconstruir o que aprendeu.
Podendo ser feita de forma individual, através de dissertação; conjunto de perguntas e respostas com múltiplas alternativas; ou solução de problemas, sendo esta necessária para que os alunos possam assumir sua responsabilidade no processo educativo. Entretanto deve ser usada ao longo do processo educativo, não somente como prova, mas também por meio de trabalhos, construções de jogos e maquetes, entre outros.
A elaboração de perguntas deve ser feita com